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Valuation: Saiba calcular o valor da sua empresa!

Valuation: Saiba calcular o valor da sua empresa!

O Valuation é uma ferramenta amplamente utilizada no mercado financeiro para avaliar empresas, seja em caso de compra e venda ou até mesmo para investidores que estão pensando em adquirir o papel e utilizam este método para analisar se suas decisões fazem sentido, em cenários de curto, médio e longo prazo.
Entender a prerrogativa é essencial para quem trabalha e investe no mercado financeiro e é por isso que nós vamos discorrer sobre o assunto neste conteúdo.
É importante que o investidor e o empresário tenham em mãos as melhores ferramentas para tomar boas decisões de negócios ao longo de sua carreira.
Abaixo vamos conhecer um pouco mais sobre este assunto, os tipos de valuation e como fazer usando as metodologias mais utilizadas no mercado.

O que é Valuation?

Valuation (em português, “Avaliação de Empresas”), é uma ferramenta de avaliação de uma empresa que tem o objetivo de determinar o seu valor de forma justa no mercado, levando em conta o seu potencial, tudo colocado em termos financeiros.
No mercado financeiro, é amplamente utilizado por profissionais na análise de empresas e seus ativos, incluindo ações, títulos, opções, entre outros.
Com esse tipo de análise é possível identificar oportunidades de investimento e até mesmo avaliar a saúde financeira de uma empresa, caso seja esse o objetivo.
O processo de Valuation condiciona os fatores importantes dentro de uma companhia, enfatizando o seu real valor, observando o seu desempenho financeiro, suas perspectivas de crescimento futuro, as tendências do mercado, as regulamentações governamentais e a concorrência.
Para isso, existem muitos métodos e abordagens de construção do Valuation, embora todas envolvam, de alguma forma, a análise de dados financeiros. Então, na criação do processo, podem ser analisados o histórico de vendas, o fluxo de caixa, os ativos e passivos e outras informações relevantes.

Conheça os tipos de Valuation

Entender os tipos existentes de valuation ajuda profissionais a decidirem qual estratégia utilizar para analisar uma empresa, avaliando qual seria a melhor perspectiva de acordo com cada objetivo.Existem diversos modelos a serem executados e aqui nós falaremos dos principais.

Fluxo de Caixa Descontado (FCD)

O Valuation por Fluxo de caixa descontado (FCD) é um dos métodos mais utilizados e que faz a projeção do fluxo de caixa futuro da empresa ou ativo e o cálculo do valor presente desses fluxos de caixa.
A ideia principal do FCD é que o valor de um ativo ou empresa é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa, com as projeções futuras, descontados os riscos associados ao investimento.
Esta é uma abordagem de Valuation amplamente utilizada, pois leva em consideração as perspectivas de crescimento futuro e a capacidade da empresa de gerar fluxo de caixa.
Com isso, é importante notar que essa é uma metodologia baseada em muitas suposições e projeções, e qualquer imprecisão pode afetar significativamente o resultado do Valuation.
Quanto maior for o período de análise nesse modelo de Valuation, mais imprecisas podem se tornar as projeções. Então, a base de cálculo do FCD costuma ser de no mínimo 5 anos até, no máximo, 10 anos.
Dentre as principais vantagens da abordagem de Fluxo de Caixa Descontado, podemos destacar a apresentação dos riscos à companhia e capacidade de evidenciar uma avaliação de caixa, importante para entender o potencial da empresa.

Valuation de Múltiplos de Mercado

O Valuation por múltiplos de mercado utiliza a metodologia de comparação entre companhias do mesmo setor para estimar o valor de uma empresa. Essa técnica se baseia no princípio de que empresas similares devem ser avaliadas de maneira semelhante.
Essa metodologia utiliza os indicadores das empresas para comparar o seu valor em termos de mercado, lucro, receita, patrimônio líquido, entre outros fatores.
Os múltiplos de mercado comuns incluem EBITDA, que diz respeito ao valor da empresa em relação ao lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
Da mesma forma, o modelo de múltiplos de mercado pode ser muito utilizado, especialmente por investidores que analisam ativos antes de tomar suas decisões.
Ainda assim, um dos grandes problemas que essa abordagem carrega é o fato de que pode ser difícil encontrar empresas do mesmo setor que atuem exatamente da mesma forma, com o mesmo modelo de negócio.
Então, essa é uma consideração a ser levada em conta ao analisar os resultados de Valuation feitos pela abordagem de múltiplos de mercado. Além do mais, ao construir as informações em cima dessa metodologia, é importante analisar quais empresas colocar em comparação para ter resultados mais próximos da realidade.

Valuation de Liquidação

A Valuation de Liquidação utiliza uma metodologia que avalia o valor da empresa caso ela seja liquidada. Neste caso em específico, o valor dos ativos é determinado considerando que eles seriam vendidos em um curto prazo de tempo, que é o que aconteceria em caso de uma liquidação geral.
O valor da empresa neste tipo de abordagem pode ser considerado por um valor mínimo que um investidor poderia esperar receber em uma situação de falência ou liquidação da empresa.
A partir daí, é feita a determinação do valor justo de mercado dos ativos líquidos e deduzido os passivos da empresa e outras obrigações financeiras que possam impactar no seu valor final.
Uma consideração importante neste tipo de metodologia, é o fato de que a empresa possui valores diferentes, que é o valor de liquidação e seu valor justo de mercado ou do valor patrimonial da empresa.
Contudo, é importante notar que a empresa tem outro valor quando ela tem projeções futuras sendo considerada um negócio viável, fator que influencia muito na estrutura e no fundamento econômico, e pode ser visto na abordagem de Fluxo de Caixa Descontado.
Por essa razão, a metodologia de Valuation de Liquidação é mais utilizada em situações em que os investidores de uma empresa em risco de falência ou de insolvência financeira buscam analisar: o valor dos ativos que poderiam ser vendidos em uma eventual liquidação. Isso pode ajudar a determinar se é financeiramente viável investir na empresa em questão e onde ocorre esse tipo de cenário.

Como fazer Valuation?

Para fazer o Valuation de uma empresa é preciso, em primeiro lugar, escolher uma abordagem a seguir. Uma das ferramentas mais utilizadas por profissionais do mercado é a de Fluxo de Caixa Descontado (FCD).
Para fazer o proposito negocial de uma empresa utilizando o método de Fluxo de caixa descontado, você vai utilizar os seguintes passos. Confira:
1. Projeção de Fluxo de Caixa
2. Definir a Taxa de Desconto
3. Somar todos os fluxos descontados

Projeção de Fluxo de Caixa

O primeiro passo consiste em projetar o fluxo de caixa da empresa para os próximos anos, geralmente em um período de 5 a 10 anos. Para isso, é necessário analisar os resultados financeiros históricos, as perspectivas de crescimento e as condições do mercado.
Entretanto, é importante considerar diferentes cenários e variáveis que possam afetar o fluxo de caixa, como mudanças na economia, na indústria ou na regulamentação.
Ao determinar o período a ser analisado, também pode ser necessário avaliar o contexto em que a empresa está inserida.
Sabe-se que quanto maior o período, menos precisos são os resultados. Mas existem setores que tendem a ter resultados mais consistentes ao longo do tempo, como o setor de energia, enquanto outros, como Startups e outras empresas menores podem exigir um período menor de análise para maior precisão nos resultados.

Definir a Taxa de Desconto

A taxa de desconto é usada para trazer o valor futuro do fluxo de caixa para o presente, levando em conta o risco do investimento. Ela deve levar em consideração o custo de oportunidade, o risco da empresa e a taxa de retorno esperada pelo investidor.
Não existe um consenso entre os analistas de como essa taxa deve ser calculada. Ela tem o objetivo de representar o risco da empresa ao longo do tempo e deve ser maior que a taxa básica de juros (Taxa Selic).
Alguns analistas sugerem a utilização do rendimento médio de empresas na Bolsa de Valores (B3), enquanto outros preferem que ela seja baseada na média de rendimentos da renda fixa. Existem também a possibilidade de se considerar o custo de capital da empresa e os riscos médios do setor para fazer este cálculo.
Por fim, uma solução que gera maior consenso entre analistas pode ser a de considerar rendimentos médios da Bolsa para calcular a taxa de desconto.

Somar todos os fluxos descontados

Este é o passo mais simples do Valuation por Fluxo de Caixa descontado, pois consiste em utilizar os valores já encontrados para determinar o resultado final.
Neste caso, o valor encontrado a partir da soma de todos os fluxos de caixa, subtraídas as taxas de desconto é o valuation atual da empresa analisada.

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